segunda-feira, 30 de abril de 2012

Função: Product Owner



Hoje estava pensando que como estou escrevendo um blog chamado “PO Place”, eu deveria explicar um pouquinho mais sobre qual o verdadeiro papel deste profissional, inserido no contexto ágil.
Segundo Mike Cohn, em seu livro Desenvolvimento de Software com Scrum, Aplicando Métodos Ágeis com Sucesso, ele introduz este papel com a seguinte frase:

“Considero o dono do produto como a pessoa que garante que a equipe se dedique ao objetivo correto... O dono do produto direciona a equipe para o alvo certo;”




O Product Owner é o CLIENTE de um time Scrum, ele é responsável pelo retorno sobre o investimento de um produto.  Entre suas tarefas estão:

  • Definir todas as funcionalidades que o produto deve possuir. É importante salientar que sugestões de histórias podem ser feitas por qualquer pessoa mas a inclusão destas no Product Backlog é de  gerência do Product Owner.
  • Priorizar as funcionalidades que devem ser incluídas a cada Sprint de acordo com o valor de negócio. 
  • Aceitar ou Rejeitar as entregas do time, homologação funcional.
Além disto, faz parte da tarefa do Product Owner avaliar a entrega de seu produto para os demais clientes bem como, repriorizar e rever funcionalidades. O Product Owner tem o poder para interromper um Sprint em caso de urgência e até mesmo de suspender um projeto caso detecte que seu retorno não será o esperado pela empresa. Pois como falamos no post anterior o Product Owner é o responsável pelo ROI.

O perfil de um Product Owner está relacionado à área de produto, sendo necessário que o mesmo consiga compartilhar os objetivos do produto que está sendo construído pelo time.




 Ele deve ser visto como um líder pelo time deve ser o principal motivador e ter bom relacionamento com a equipe. Isto é importante, pois o time precisa assumir que os desafios do Product Owner são os seus desafios.

Para obter este reconhecimento é importante que haja uma sintonia muito grande entre a equipe e o seu Product Owner. Todos os membros da equipe Scrum devem compartilhar um relacionamento confiável e simbiótico, isto é trabalhar como parceiros. Não deve haver nós e eles, somente nós. Quem cumpre o papel de P.O. deve gastar no mínimo uma hora com seu time por dia para afinar o instrumento de comunicação e expectativas de entrega.

Conhecer bem a equipe significa entender do que ela é capaz, especialmente saber traduzir as demandas de negócio para as técnicas e vice-versa. Quanto mais se estabelece este conhecimento mútuo, melhor é a comunicação e o P.O. se torna mais eficiente para planejar.

Portanto é preciso olhar um pouco fora da caixa para descrever este papel, que é muito mais do simplesmente um listador de funcionalidades e/ou um tirador de pedidos. Este sujeito é responsável pela lista de objetivos, pois uma funcionalidade é menor que um objetivo de negócio alcançado. Por estas e outras que eu concordo com a frase que li outrora num artigo que dizia o seguinte:

“Olhando com mais calma, o P.O. é mais que um papel, é a alma do Negócio”.

Agora gostaria de saber, você e sua equipe estão realmente em sintonia com os objetivos do produto?


Um comentário:

  1. "Aceitar ou Rejeitar as entregas do time, homologação funcional." adorei essa parte :P

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