“Gato,
qual é o caminho correto?”, perguntou Alice ao Gato de Cheshire no romance de
Lewis Carrol, Alice no país
das maravilhas. “Depende,
Alice; para onde você quer ir?”, o Gato respondeu. “Não sei, não importa
muito.”, Alice retrucou. “Para quem não sabe aonde quer ir, então qualquer
caminho serve”, o Gato rebateu (Carroll, 1998, p.56)
·
Como o produto pode ser comparado com os já existentes?
Antever quais os
principais atributos que o produto deve ter em seu ciclo de vida para atingir
seu objetivo é essencial para chegar lá. O Product
Owner é responsável por
desenvolver uma visão do produto e compartilhar esta de forma genérica.
Demonstrando quais são os objetivos de negócio que o produto deve suprir. Logo
quem cumpre o papel deve ter a sensibilidade de delimitar o escopo da visão de
forma com que seja possível o desenvolvimento de forma iterativa e
colaborativa, a construção do produto e suas user
stories devem ser de
responsabilidade de toda equipe sem que esta visão permita margem para fuga de
escopo.
Segundo Roman Pichler para
desenvolver uma visão refinada, esta deve responder às seguintes questões:
·
Quem irá comprar o produto? Quem é o consumidor alvo? Quem usará o
produto?
·
Quem são seus usuários alvo?
·
Que necessidades o produto resolverá? Que valor ele agregará?
·
Quais atributos do produto são críticos para atender às necessidades
selecionadas e, portanto, para o seu sucesso?
·
Aproximadamente, como ele se parecerá e se comportará? Em que
áreas se destacará?
·
Como a empresa ganhará dinheiro vendendo o produto?
·
Quais as fontes de receita e qual é o modelo de negócios?
Portanto a visão deve
comunicar a essência do futuro do produto de maneira concisa e descrever uma
meta compartilhada que ofereça direção, mas ser ampla suficiente para facilitar
a criatividade.
Este ponto é de suma
importância para que o time esteja envolvido e comprometido com o objetivo do
produto. O envolvimento da equipe é peça fundamental para o sucesso, e um dos
principais motivos deste envolvimento é proveniente de um engajamento dos
integrantes pela causa representada na visão do produto.
Excelente, ponto de vista! Pena que muitas empresas não colocam isso em prática. Parabéns!
ResponderExcluirInfelizmente, mas nem sempre a culpa é das empresas e sim dos próprios condutores dos produtos que não conseguem compartilhar a visão de forma efetiva e colaborativa.
ExcluirGrande abraço!
Poucas empresas sequer tem essa visão pouquissimas diga-se de passagem.
ResponderExcluirAinda mais aquelas que ao longo do tempo transformam serviço em produto (BOX), acabam não fazendo estas perguntas cruciais que estão no texto acima.
Matheus parabéns pelo Blog e parabéns por este post, um ponto de vista levantado de forma plena e com diferencial na visão do produto x atribuição no negócio.
Olá Matheus! Trata-se de visão de negócio e também de uma mudança de cultura. Também faz parte do nosso papel de BA's mudar a visão do Business e trabalhar em conjunto pára obetr um melhor resiultado. Parabéns pelo blog, Excelente inicativa.
ResponderExcluirRealmente Fabi, mas é essencial que todas as partes envolvidas estejam engajadas com o objetivo de negócio de produto e não haja abstração desta parte pela área técnica. Pois a priori o road map deve ser colaborativo e para que haja essa contribuição é imprescindível que todo o time saiba para onde o produto está indo.
ExcluirOi Matheus.
ResponderExcluirMuito boa sua iniciativa de publicar um blog sob a ótica do PO. Parabéns e sucesso na empreitada!
Obrigado Arisio, espero que continue acompanhando o blog nos próximos posts.
ExcluirGrande abraço!
O primeiro parágrafo demonstra tudo! Se o P.O. não sabe qual caminho seguir, não terá visão ampla do produto.
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa.
É isto aí Rogério, muito obrigado!
ExcluirGrande abraço!
Quero ser igual a voce quando crescer hahahaha
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