domingo, 15 de abril de 2012

VISÃO DE PRODUTO


                   “Gato, qual é o caminho correto?”, perguntou Alice ao Gato de Cheshire no romance de Lewis Carrol, Alice no país das maravilhas. “Depende, Alice; para onde você quer ir?”, o Gato respondeu. “Não sei, não importa muito.”, Alice retrucou. “Para quem não sabe aonde quer ir, então qualquer caminho serve”, o Gato rebateu (Carroll, 1998, p.56)

Antever quais os principais atributos que o produto deve ter em seu ciclo de vida para atingir seu objetivo é essencial para chegar lá. O Product Owner é responsável por desenvolver uma visão do produto e compartilhar esta de forma genérica. Demonstrando quais são os objetivos de negócio que o produto deve suprir. Logo quem cumpre o papel deve ter a sensibilidade de delimitar o escopo da visão de forma com que seja possível o desenvolvimento de forma iterativa e colaborativa, a construção do produto e suas user stories devem ser de responsabilidade de toda equipe sem que esta visão permita margem para fuga de escopo.

Segundo Roman Pichler para desenvolver uma visão refinada, esta deve responder às seguintes questões:

·         Quem irá comprar o produto? Quem é o consumidor alvo? Quem usará o produto?
·         Quem são seus usuários alvo?
·         Que necessidades o produto resolverá? Que valor ele agregará?
·         Quais atributos do produto são críticos para atender às necessidades selecionadas e, portanto, para o seu sucesso? 
·         Aproximadamente, como ele se parecerá e se comportará? Em que áreas se destacará?
·         Como o produto pode ser comparado com os já existentes?
·         Como a empresa ganhará dinheiro vendendo o produto?
·         Quais as fontes de receita e qual é o modelo de negócios?

Portanto a visão deve comunicar a essência do futuro do produto de maneira concisa e descrever uma meta compartilhada que ofereça direção, mas ser ampla suficiente para facilitar a criatividade.

Este ponto é de suma importância para que o time esteja envolvido e comprometido com o objetivo do produto. O envolvimento da equipe é peça fundamental para o sucesso, e um dos principais motivos deste envolvimento é proveniente de um engajamento dos integrantes pela causa representada na visão do produto.

10 comentários:

  1. Excelente, ponto de vista! Pena que muitas empresas não colocam isso em prática. Parabéns!

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    1. Infelizmente, mas nem sempre a culpa é das empresas e sim dos próprios condutores dos produtos que não conseguem compartilhar a visão de forma efetiva e colaborativa.
      Grande abraço!

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  2. Poucas empresas sequer tem essa visão pouquissimas diga-se de passagem.
    Ainda mais aquelas que ao longo do tempo transformam serviço em produto (BOX), acabam não fazendo estas perguntas cruciais que estão no texto acima.

    Matheus parabéns pelo Blog e parabéns por este post, um ponto de vista levantado de forma plena e com diferencial na visão do produto x atribuição no negócio.

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  3. Olá Matheus! Trata-se de visão de negócio e também de uma mudança de cultura. Também faz parte do nosso papel de BA's mudar a visão do Business e trabalhar em conjunto pára obetr um melhor resiultado. Parabéns pelo blog, Excelente inicativa.

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    1. Realmente Fabi, mas é essencial que todas as partes envolvidas estejam engajadas com o objetivo de negócio de produto e não haja abstração desta parte pela área técnica. Pois a priori o road map deve ser colaborativo e para que haja essa contribuição é imprescindível que todo o time saiba para onde o produto está indo.

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  4. Oi Matheus.
    Muito boa sua iniciativa de publicar um blog sob a ótica do PO. Parabéns e sucesso na empreitada!

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    1. Obrigado Arisio, espero que continue acompanhando o blog nos próximos posts.

      Grande abraço!

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  5. O primeiro parágrafo demonstra tudo! Se o P.O. não sabe qual caminho seguir, não terá visão ampla do produto.
    Parabéns pela iniciativa.

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  6. Quero ser igual a voce quando crescer hahahaha

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